O Iº Seminário RBEV

Iº Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora

O Iº Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora, intitulado «Redes, bibliotecas e literacias», teve lugar no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira no passado dia 31 de Outubro. Ao evento compareceram mais de uma centena de participantes. Na sessão de abertura estiveram presentes o diretor do agrupamento nº 2 de Évora, Fernando Martins, o coordenador da RBEV, Fernando Gameiro, o presidente da Assembleia Geral desta estrutura Joaquim Godinho, a diretora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martim, o representante da reitoria da Universidade de Évora Francisco Vaz e a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares Manuela Silva.

Os três painéis e a «mesa redonda», nos quais se estruturou o programa, contaram com a presença dos comunicantes anunciados: José António Calixto (BMS/CIDEHUS.UÉ); Cláudia Sousa Pereira (U.E.); Casimiro Amado (U.E.); Gustavo Neves (FCCN); Francisco Vaz (U.E.); Joaquim Godinho (U.E.); Elsa Conde (RBE) e Eduardo Esperança (U.E.)

No contexto do seminário foi homenageado o Professor José António Calixto, que dirigiu a Biblioteca Pública de Évora entre 2003 e 2013, e ao qual se deve a introdução da modalidade de empréstimo domiciliário na BPE.

A organização deste primeiro seminário surgiu decorridos dois anos após a constituição formal da rede de bibliotecas de Évora. Coincidiu com a maturidade atingida pelas parcerias que suportam esta estrutura: a Universidade de Évora, com responsabilidades na área da gestão de conteúdos e na formação; a Câmara Municipal de Évora, que assumiu o apoio ao tratamento documental, colaborando também na animação da leitura; os quatro agrupamentos da cidade vinculados, por sua livre iniciativa, a procedimentos de cooperação institucional com caráter sistémico e duradouro.

No total, entre as intervenções em formato poster e em painel, foram apresentadas dezoito comunicações. Também foram exibidos os quatro vídeos finalistas do concurso de vídeo sobre o tema da utilização da biblioteca e das redes sociais. Finalmente, foi realizado um debate alargado, em formato «mesa redonda», no qual estiveram presentes as forças vivas da comunidade bibliotecária: os representantes das instituições que integram a RBEV, um representante da RBE e da rede de bibliotecas de Cuba.

Os textos apresentados pelos conferencistas serão sujeitos a arbitragem científica e publicados em formato e-book pelo CIDEHUS, Centro de Investigação em História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Veja a reportagem fotográfica

Concurso de Vídeo “MANDA LÁ O BITAITE”

- Veja os vídeos vencedores

Publicado a: 06-11-2014 12:11