Voluntariado de leitura / UN-CITI

O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo Centro de Informação para Tecnologias Interactivas (CITI) (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.

O projeto conta com a participação da Fundação Calouste Gulbenkian, da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, do Montepio Geral e do Observatório da Língua Portuguesa e trabalha em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Públicas.

As bibliotecas escolares são um lugar privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor. O projeto conta, por isso, com a sua colaboração na captação e enquadramento dos voluntários.

A decisão de aderir ao projeto e organizar voluntariado de leitura nas escolas é da responsabilidade dos órgãos de direção e da biblioteca, sendo a coordenação do mesmo da responsabilidade do professor bibliotecário, dada a sua função de charneira na promoção da leitura.

+ informação>>

Publicado a: 02-08-2013 16:08