Relatório sobre o estado da literacia na União Europeia

A Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza no seu sítio na web a síntese, em língua portuguesa – intitulada "Aja agora mesmo!" – do Relatório sobre o Estado da Literacia na União Europeia, apresentado em Portugal na VI Conferência do Plano Nacional de Leitura (Lisboa, 2 e 3 de outubro).

Elaborado pelo grupo de peritos de alto nível da União Europeia sobre literacia, o relatório surgiu na sequência dos últimos resultados do Programa PISA. O documento procura ser uma chamada de atenção para o problema da iliteracia, que afeta atualmente todos os países europeus. Entre as recomendações do relatório, merece destaque o reconhecimento e reforço do papel das bibliotecas escolares no livre acesso à informação, aprendizagem e desenvolvimento da literacia, e a continuidade do apoio a este sector.

De notar a ênfase dada aos contributos do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e de outras iniciativas para os progressos feitos por Portugal a nível do PISA.

Estão disponíveis para consulta o relatório e a síntese em língua portuguesa.

RBE: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/593.html

Publicado a: 07-11-2012 15:11