Notícias

Ler+ Jovem 2013-2015

As candidaturas à 2.ª edição do Projeto Ler+ Jovem decorrem até 10 de outubro. O projeto, dirigido ao 10.º ano de escolaridade, visa envolver os jovens e a comunidade local em ações combinadas de promoção do gosto e dos hábitos de leitura.

PROJECTO LER+

O Projeto Ler+ jovem desafia as escolas a procurarem estratégias que (re)aproximem os jovens do ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a descobrir o prazer de ler. Pretende-se que os professores preparem e orientem alunos na promoção de leitura junto das comunidades locais, envolvendo-se eles próprios com a leitura. Assim, neste contexto, o Projeto Ler+ jovem visa:

  • dinamizar uma nova vertente de intervenção focalizada nos jovens alunos do Ensino Secundário e na população adulta;
  • aproveitar redes de leitura já existentes no terreno e outros recursos disponíveis;
  • desenvolver uma intervenção capaz de responder adequadamente aos interesses e às expectativas dos jovens na área da leitura;
  • promover projetos relacionados com a formação de professores e de outros intervenientes na área da leitura;
  • reforçar a ligação à sociedade civil e às comunidades locais, incentivando a sua participação em projetos de promoção da leitura;
  • divulgar orientações de práticas da leitura, estudos e documentação relacionados com a promoção da leitura junto dos jovens e dos adultos.

DESTINATÁRIOS

Jovens do Ensino Secundário. População adulta, nomeadamente, séniores.

LINHAS ORIENTADORAS

1. Centralidade da leitura no trabalho desenvolvido pelas escolas/agrupamento de escolas, com vista a melhorar o sucesso educativo dos jovens que frequentam o ensino secundário;

2. desenvolvimento de um projeto de promoção de leitura (junto do público adulto, dos cidadãos sénior)dinamizado por jovens do ensino secundário, sob orientação dos seus professores;

3. criação de planos articulados de promoção da leitura entre a BE e a Biblioteca Pública, dirigidos àsociedade civil e às comunidades locais.

projecto

+informação>>

Publicado a: 26-09-2013 11:09