Notícias

José Luís Peixoto e Pilar del Río na Viagem Literária em Évora

No dia 18 de outubro, a partir das 17:00, o Palácio de D.Manuel é o ponto de partida para uma viagem à boleia das palavras do escritor José Luís Peixoto (natural do distrito vizinho de Portalegre) e, pela primeira vez, de um convidado não-escritor: a jornalista Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago, companheira e também tradutora do nome maior da nossa literatura, premiado com o Nobel da Literatura em 1998.

Na estrada desde abril, a Viagem Literária passou já por seis distritos, sempre à boleia de grandes escritores. Ao “volante” desta Viagem, o jornalista João Paulo Sacadura conduz as conversas por entre temas da atualidade, as afinidades e diferenças entre os convidados, os seus livros e a literatura. Pelo meio, há ainda espaço para as questões da plateia e, no final, para as já habituais sessões de autógrafos e contacto mais direto com os escritores.

Até setembro de 2016, esta iniciativa vai percorrer mais 9 capitais de distrito e as duas capitais das Regiões Autónomas, levando os escritores ao encontro dos seus leitores, contribuindo para a descentralização e democratização do acesso à cultura. Em cada cidade estarão à conversa dois escritores, com moderação do jornalista João Paulo Sacadura. Os espaços em que decorrerão as sessões serão, preferencialmente, os teatros municipais, por forma a permitir a participação de centenas de leitores, e os bilhetes serão gratuitos.

A “Viagem Literária” tem espaços próprios de contacto com o grande público: no site da Porto Editora, no Facebook e no Instagram.

CONVITE_DIGITAL_20145605_Evora_v2_

Publicado a: 06-10-2015 23:10