IV e último Encontro do Projeto Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”, em Évora

Nos dias 23 e 24 de Maio de 2012, realizou-se em Évora o IV e último Encontro Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”.

Este projeto contou com o apoio económico das Agências Nacionais de programas europeus tanto da Estremadura como de Portugal. Foi coordenado, desde 2010, pela Direção Regional de Educação do Alentejo e pela Consejería de Educación de Extremadura, com os Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas e o Agrupamento nº 4 de Évora e com o apoio de parceiros como a Rede de Bibliotecas Escolares, Delta Cafés, Biblioteca Pública de Évora e o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano.

O projeto, envolveu professores bibliotecários e professores de diferentes áreas curriculares e níveis de ensino, transversais à biblioteca escolar, tanto da região alentejana, como estremenha.
Estiveram presentes na Sessão de Abertura a Diretora Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martín, o Secretario Geral de Educação D. Cesar Díez Solís, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a Vereadora da Educação e Cultura, Cláudia Sousa Pereira.
Durante a manhã, houve várias comunicações e, à tarde, foram apresentados os portefólios de todo o trabalho realizado nestes dois anos entre os Agrupamentos, os Centros e os Institutos. À noite assistiu-se ao espetáculo do grupo de teatro PIM, com a peça “O bicho papa livros” na sala de leitura da Biblioteca Pública de Évora, um espetáculo único e envolvente. No segundo dia do Encontro, realizaram-se visitas guiadas às bibliotecas escolares do Agrupamento nº 4 de Évora: Biblioteca da Escola E.B.1/JI do Bacelo e Biblioteca da Escola Conde de Vilalva. Os parceiros espanhóis e portugueses ficaram extremamente satisfeitos com a receção que tiveram, quer na primeira, quer na segunda escola.

Na biblioteca da escola do Bacelo, os alunos da sala 03 da Educadora Mariana Rodrigues apresentaram alguns dos trabalhos que tinham realizado no âmbito do projeto Comenius Regio e até repetiram rimas que os próprios tinham feito, na sequência da leitura orientada do livro Por que é que os animais não conduzem de Pedro Seromenho, em estreita colaboração com a professora bibliotecária.

Estes Encontros também permitiram uma aproximação cultural e linguística entre ambas as regiões. Neste contexto, realizaram-se visitas guiadas à cidade de Évora, à Biblioteca Pública de Évora e ao Museu da cidade.
Finalmente, e a encerrar o Encontro, concluiu-se que todos os objetivos foram plenamente superados, reconhecendo a sustentabilidade do programa e do impacto significativo que esta parceria estabeleceu em ambas as regiões, estabelecendo laços de trabalho e de amizade.

Esta atividade foi financiada no âmbito do Projeto Comenius Regio

Veja a Foto-reportagem