II Festival de Teatro da Rede de Bibliotecas de Évora: o melhor do teatro escolar na Escola Secundária Gabriel Pereira.

Docentes, pais, familiares e representantes de várias instituições, num total de mais de quatro centenas de pessoas, estiveram presentes nas duas sessões do II Festival de Teatro da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), que decorreu na Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP), escola sede da RBEV, nos dias 6 e 13 de maio.

Centena e meia de atores oriundos de escolas dos quatro agrupamentos da cidade, com idades compreendidas entre os 7 e os 57 anos, mas também encenadores, coreógrafos e técnicos, asseguraram cerca de sete horas de espectáculo repartido pelos dois dias em que decorreu o festival, representaram na nova black box do pavilhão polivalente da Escola Secundária Gabriel Pereira.

Estiveram presentes nove grupos de teatro apoiados pelas seguintes bibliotecas: Ferreira Patrício (AGE1) - Companhia de Teatro «Mãozinhas»; Gabriel Pereira (AGE2) - Companhias de Teatro «Temporal» e «(In)Temporal». Este último composto por professores, assistentes operacionais e alunos; Rossio de São Brás (AGE2) - Companhia «Teatro do Rossio»; Câmara (AGE2) - Companhia «Os Pimpolhos»; Santa Clara (AGE3) - Companhias «O lado C da lua» e «O lado D da lua»; André de Gouveia (AGE4) «GATAPUM».

A iniciativa foi organizada pela RBEV. O inegável sucesso do evento demonstra a vitalidade desta estrutura na mobilização dos intervenientes e no processo de cooperação entre as bibliotecas escolares. A origem da RBEV remonta a 2008, altura em que a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) premiou o projecto BIBCOM, que fixou na cidade uma primeira rede de bibliotecas escolares. Esta rede foi ampliada em 2012, com a integração das bibliotecas da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Évora, e é coordenada pela Biblioteca Gabriel Pereira.

fotos_

Publicado a: 30-05-2016 09:05