“FÁBRICA DE HISTÓRIAS”, o que é?

Agrupamento de Escolas nº3
Bibliotecas Escolares 1º CEB
Março 2012

Com este título, durante o mês de março, estão a decorrer, nas bibliotecas escolares do 1º ciclo do ensino básico, um conjunto de ações de promoção da leitura e da escrita criativa que podem ser dinamizadas pelas professoras bibliotecárias ou professores das turmas.

Por turma e organizados em pequenos grupos os alunos são convidados a imaginarem que são uma das “máquinas” de uma fábrica que produz histórias. Assim, surgem as máquinas que produzem personagens, outras que criam ambientes, outras ainda que geram problemas e mistérios, outras que produzem finais felizes ou infelizes. E há sempre uma daquelas máquinas que criam objetos mágicos…peças indispensáveis que oleiam toda a engrenagem e a fazem fluir os produtos finais!

O trabalho de cada grupo é estimulado com a apresentação de imagens, de adereços, de máscaras e fantoches…solicita-se depois a imaginação e a escrita breve em cartões.

No final dispõem-se os cartões por ordem sequencial de uma narrativa e apresentam-se, com a leitura em voz alta, as personagens, as eras e os locais dos enredos, os mistérios, as soluções. A ligação dos diferentes elementos, e às vezes das aberrantes e improváveis situações, faz-se com recurso à oralidade, aos risos, às caretas de espanto. No final temos uma história.

Este atelier, adaptado ao ano de escolaridade, é enriquecido com uma exposição interativa nas BE (permitindo a utilização de diferentes materiais pelas crianças e criação livre de histórias) e com uma maleta pedagógica que pode ser utilizada pelos professores das turmas na sala de aula ou na BE.

Ilda Coelho
professora bibliotecária