Notícias

Exposição “Hipertensão Arterial em Portugal: uma exposição do Museu da Saúde”

Évora irá receber a exposição “Hipertensão Arterial em Portugal: uma exposição do Museu da Saúde”, iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP.) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA, I.P.).

Esta exposição, itinerante pelo país, teve início em 2013 no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde e apresenta um conjunto de acervo documental e museológico do Museu da Saúde relativo ao tema da Hipertensão Arterial (HTA).

Encontra-se organizada em quatro núcleos. O primeiro núcleo é dedicado à apresentação de conceitos-chave relativos à HTA e ao papel do Estado no estudo e combate da doença. Num segundo núcleo, são apresentados diversos trabalhos académicos de investigadores portugueses. A exposição continua com um terceiro núcleo dedicado às Organizações Científicas e da Sociedade Civil que se vêm dedicando ao estudo da HTA e ao apoio dos doentes. Termina com uma mostra de esfigmomanómetros do acervo do Museu da Saúde, com aparelhos da década de 1910 à actualidade (quarto núcleo), os quais materializam a história da medição da pressão arterial.

A exposição pode ser visitada entre os dias 16 a 30 de setembro.

Local: Biblioteca Pública de Évora, no Largo Conde Vila Flor, junto ao Templo Romano.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 – Sábado das 10h00 às 13h00.

Publicado a: 15-09-2014 11:09