Notícias

Conferência anual da Acesso Cultura

Acesso Aberto / Open Access: Novos conteúdos, novas relações, novos horizontes
16 de outubro 2017 | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

A digitalização de acervos culturais alcançou uma escala sem precedentes. Importa, por isso, questionar de que forma as instituições e o próprio público podem criar novos conteúdos e novas actividades, a partir desses objectos virtuais e de toda a informação que lhes está associada.
De que forma as instituições culturais portuguesas enfrentam esta nova realidade? O que é que está a ser feito no sentido de criar condições de acesso aberto? A quem se destinam estes recursos digitais e para que servem? Que dúvidas persistem? Que preocupações? A Acesso Cultura convida os profissionais de museus, bibliotecas, arquivos e de outras instituições para uma reflexão conjunta sobre estas e outras questões ainda relacionadas com a política de acesso aberto.
Estão abertas as inscrições para a conferência anual da Acesso Cultura.

O programa, as notas biográficas dos oradores, referências bibliográficas, assim como a ficha de inscrição encontram-se disponíveis em acessocultura.org/conf2017.

O convite estende-se também à participação na chamada para argumentos.

Na Acesso Cultura acredita-se que a digitalização de colecções constitui um vastíssimo campo de comunicação, aprendizagem, discussão e invenção. No âmbito desta conferência, procura-se argumentos e projectos que confirmem esta ideia. Eis o desafio:
1 argumento | 1 imagem | 10 minutos

E-mail: geral@acessocultura.org
Prazo para envio de propostas: 30 de Junho
Comunicação de resultados: 21 de Julho

Página: http://acessocultura.org/conf2017

Publicado a: 21-06-2017 11:06