Centro Educativo para a Leitura

Conheça o CEL

A importância da leitura para a formação de crianças e jovens é cada vez mais sublinhada em estudos com origens diversas. Assim sendo a Câmara municipal de Évora, consciente da importância da leitura para a formação de crianças, jovens e adultos, numa parceria com a Biblioteca Pública de Évora criou em 2010 o Centro Educativo para a Leitura (C.E.L.) como forma de promover o livro e a leitura junto das crianças das instituições educativas do concelho de Évora.

Desta forma, decidimos apostar num espaço que é por excelência a casa dos livros, a Biblioteca. Fora do ambiente escolar, pretende-se estimular as crianças a vivenciarem outro tipo de experiências com os livros que não aquelas meramente académicas.

As atividades estão divididas em quatro programas distintos que pretendem abordar diferentes dimensões da leitura e da escrita, sem perder o espírito do lúdico: A imagem/ilustração, o texto poético, o texto narrativo e a escrita criativa.

O CEL desenvolve diferentes ações que vão da idade de creche até aos adolescentes (9ºano), não esquecendo as famílias e os pais, com a ação “Histórias em Família” que decorre num sábado por mês no espaço infanto-juvenil da biblioteca Pública de Évora.

Esta iniciativa tem tido uma boa aceitação da comunidade educativa, tendo praticamente chegado a todas as escolas e jardins-de-infância do concelho.

Objetivos:

• Promover o livro e a leitura junto de jovens e crianças.
  • Trabalhar a antecipação, a observação dos pormenores e a criatividade.
  • Desenvolver trabalho com texto poético.
  • Trabalhar a musicalidade e o ritmo das palavras.
  • Sensibilizar e educar o sentido estético, dando a conhecer que as palavras também têm som e corpo.
  • Trabalhar os ritmos de leitura e não só, aliando uma componente de expressão plástica.
  • Trabalhar o domínio da escrita criativa.
  • Sugerir o desenvolvimento da escrita e também da criatividade e da imaginação.

Destinatários:

As atividades destinam-se a todas as crianças e jovens a das instituições educativas do concelho de Évora.

Marcações:

As atividades do Centro Educativo decorrem às segundas, terças e sextas feiras no espaço infanto-juvenil da Biblioteca Pública de Évora, de forma gratuita e mediante inscrição prévia para a BPE (266 769 330) ou para a CME (266 777 100) através da equipa da Loja dos Sonhos.

Pode-se ainda realizar marcação através do E-mail: lojadossonhos@cm_evora.pt

Publicado a: 03-04-2012 12:04