Câmara de Évora Cria Roteiro Turístico sobre Eça de Queirós
Notícias

Câmara de Évora Cria Roteiro Turístico sobre Eça de Queirós

A Câmara Municipal de Évora criou um novo roteiro turístico, dedicado à presença de Eça de Queirós em Évora, cuja apresentação irá ser feita no próximo dia 27 de Setembro, na Sala dos Leões nos Paços do Concelho, às 17h00. Pouco depois, pelas 18h00, o Roteiro Queirosiano, como é intitulada esta nova oferta turística, vai realizar-se, sob a forma de uma visita guiada, conduzida pelos investigadores Manuel Alcario e Manuel Branco, partindo da entrada do Jardim Público, junto à Praça 1.º de Maio, e terminando no Largo Conde de Vilaflor, junto ao Museu de Évora e à Biblioteca Pública de Évora.

Ambas as iniciativas são abertas ao público em geral, e gratuitas, não necessitando de qualquer inscrição prévia, e inserem-se num programa municipal mais vasto de celebração do Dia Mundial do Turismo, assinalado nessa data, dia 27 de Setembro.

O Roteiro Queirosiano representa uma nova forma de dar a conhecer a cidade aos turistas, que vão poder, de forma gratuita, realizar este novo percurso pedestre, que remete para os principais eventos e locais que Eça de Queirós viveu e frequentou, e sobre os quais escreveu, há 150 anos, aquando da sua presença em Évora.

Com a apresentação ao público deste roteiro, e a sua realização, no Dia Mundial do Turismo, a Câmara Municipal de Évora encerra um conjunto de comemorações dedicadas ao escritor que deram pelo nome de 150 Anos de Eça em Évora, e que decorreram de Janeiro a Setembro de 2017.

Estas comemorações contaram com a colaboração de várias entidades locais e nacionais e com um grupo de cidadãos eborenses, e tiveram como principal objectivo, evocar a presença do escritor na cidade, em 1867, divulgando a sua faceta jornalística e política e revelando importantes acontecimentos desta época na cidade, e no país, geralmente designada como “período regenerador”.

Publicado a: 26-09-2017 10:09