Notícias

“Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”.

As Bibliotecas do Agrupamento de escolas nº 4 de Évora e o projeto Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”.

Cáceres

Nos dias 8 e 9 de Fevereiro de 2012, realizou-se na cidade de Cáceres o III Encontro Comenius Regio “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”.

O projeto «Bibliotecas Sem Fronteiras» visa fundamentalmente a colaboração estreita entre bibliotecas escolares, a partilha de experiências na promoção da leitura e literacia, a difusão cultural dos dois países, o conhecimento das línguas e a utilização das tecnologias de informação e comunicação.

O projeto “Bibliotecas Sem Fronteiras - Bibliotecas Sin Fronteras”é coordenado pela a Direção Regional de Educação do Alentejo e pela Consejería de Educación de Extremadura. Do lado português estão envolvidos os Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, o Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas e o Agrupamento nº 4 de Évora, tendo como parceiros a Rede de Bibliotecas Escolares, a empresa Delta Cafés, a Biblioteca Pública de Évora e o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano. Do lado da parceria estremenha estão envolvidos o CEIP "Manuel Pacheco" de Badajoz, "José María Calatrava" de Mérida; Os IES "El Brocense" de Cáceres e "Jálama" de Moraleja, CRA "Maestro Victoriano Mateos" de La Cumbre e ainda os Centros de Profesores y Recursos (CPR) de Badajoz e Cáceres, a Biblioteca Pública Municipal "Juan Pablo Forner" de Mérida e a Asociación Cultural Extremeño-Alentejana. Este projeto tem envolvido professores bibliotecários e professores de diferentes áreas curriculares e níveis de ensino, transversais à biblioteca escolar, tanto da região alentejana como estremenha.

A equipa das bibliotecas do Agrupamento de escolas nº 4 de Évora esteve presente neste III encontro, fazendo o ponto de situação dos projetos documentais desenvolvidos até ao momento com os seus parceiros. Estes projetos têm possibilitado o conhecimento, a promoção das línguas e culturas portuguesa e espanhola e a divulgação de experiências no âmbito da leitura e literacia. Simultaneamente importa destacar a implementação de novas tecnologias de informação, como por exemplo, a utilização do Clube Virtual de Leitura que tem permitido, numa dimensão digital, a divulgação e a exploração literária de obras de alguns autores ibéricos.

O encontro com especialistas da área das bibliotecas e da leitura, a visita guiada a bibliotecas escolares, ao Museu Vostell e ao Museu de Cáceres e, por fim, o passeio em torno da história da cidade monumental de Cáceres, animado por jograis, constituíram algumas das atividades mais informais que complementaram e enriqueceram o trabalho realizado entre os parceiros envolvidos neste projecto Comenius Regio.

O último encontro realizar-se-á em Évora, no próximo mês de Maio.

Veja a fotorreportagem

Cáceres

cáceres

Publicado a: 05-03-2012 11:03