Biblioteca associa-se ao projeto ”Para um novo leitor”

100 kg de livros chegaram até Timor, fruto de uma campanha de recolha de livros junto de alunos e professores das Escolas Básicas de Santa Clara e de São Mamede.

Efeito bumerangue - e a história de como um pequeno gesto pode desencadear um grande movimento de solidariedade.

Tudo começou com um simples e-mail. Joana Alves era professora na Universidade Nacional de Timor-Leste. Apercebeu-se que a população escolar não tinha acesso a livros em Língua Portuguesa e também não tinha possibilidades económicas para os comprar nas livrarias. Não ficou indiferente. Decidiu enviar um e-mail a alguns amigos a pedir que lhe enviassem livros para Timor.

E foi assim que tudo começou. Em poucas semanas começou a receber uma grande quantidade de encomendas, de pessoas que nem sequer conhecia, tudo porque os seus amigos resolveram enviar o e-mail a outros amigos, que por sua vez enviaram aos seus amigos e assim por diante… até chegar à Biblioteca da nossa escola. Estava criada uma grande corrente de livros para Timor.

A equipa da Biblioteca da Escola Básica Santa Clara lançou o desafio e alunos e professores engrossaram esta corrente. Até ao momento foram enviados 100 Kg de livros até Timor-Leste para ajudar a formar bibliotecas em várias escolas de Timor e a formar novos leitores.

Para além dos livros, os alunos escreveram cartas para os nossos amigos de Timor e juntaram o dinheiro para o envio dos livros. A Direção da Escola também contribuiu para as despesas do envio.

A solidariedade não se mede aos quilos, mas os 100 Kg de livros enviados são o nosso contributo para solidificar laços de amizade entre Timor e Portugal, através da presença da Língua Portuguesa nas Bibliotecas Escolares daquele país.

É assim! Grandes iniciativas começam com pequenos gestos que depois se vão multiplicando.

Veja como a Escola Portuguesa Ruy Cinatti em Díli divulgou a nossa iniciativa no blogue:

cartaz portal RBEV

Publicado a: 14-05-2013 16:05