Apresentação do livro “Beatriz, a árvore feliz” de Carmen Zita Ferreira

30 de Outubro, segunda-feira, às 14h30, com a presença da Autora
Público Escolar e Público Geral

Marcações para escolas através do endereço de email bpevora@bpe.bnportugal.gov.pt ou do telefone 266769330 / 910104678

Este livro narra a história da Bolota Beatriz, que, quando se desprendeu da árvore-mãe, caiu num pedaço de terra junto à berma da estrada. Até que foi encontrada por uma família que a levou para sua casa e lhe deu um espaço no seu quintal. Aí, pôde deixar crescer as suas longas raízes, tornando-se num belo e forte sobreiro, com elegantes ramos ideais para os pássaros repousarem e com uma vasta e convidativa sombra. Beatriz Sobreiro, a quem todos chamam Beatriz, a árvore feliz. Contudo, passa por diversas tribulações e intempéries até ser recompensada, com dias de Sol e de acalmia, pela sua resistência.

A história, que já havia sido publicada em livro em 2017, numa edição, esgotada, da Trinta por uma linha, pretende alertar para a importância de “proteger estas árvores, que são nossas e que se dão tão bem na nossa terra”, explicou a autora, que se inspirou numa “experiência verdadeira de encontrar uma bolota, que tinha uma raiz pequenina e estava presa entre o alcatrão e a terra”.
A história da bolota é ainda uma alegoria da vida e do processo de crescimento do ser humano. “Gostava que as pessoas se revissem na história da bolota e que percebessem que nem sempre as coisas correm como queremos, mas temos de nos adaptar, continuar a crescer e a sobreviver e ter fé que o Sol volta”, explicou a autora. Trata-se de uma mensagem igualmente válida para os “adultos”, que também ficam, desde já, convidados.

O livro vai estar disponível para venda (preço a rondar os 12,00 €) e autógrafos, mas a sua compra não é obrigatória.

livro “Beatriz, a árvore feliz” de Carmen Zita Ferreira

Publicado a: 20-10-2023 14:10