2017 - Concurso: Uma Viagem no Tempo, um Passeio pela História

Uma Viagem no Tempo, um Passeio pela História é um Concurso Multimédia, promovido pelo Departamento de História, destinado aos alunos do 10º,11º,e 12º anos, da área de Humanidades do Ensino Secundário, do Alentejo, do Ribatejo e do Algarve.

Esta iniciativa conta com o apoio do Centro de Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e da Rede de Bibliotecas Escolares de Évora (RBEV).

O trabalho consiste em contar uma pequena história, em formato digital, relacionada com o passado/presente da localidade da Escola, ou com vivências e características da Região. O Concurso é de temática aberta, nas áreas da História, História de Arte, Arqueologia, Património Cultural, Bibliotecas, Literacia, Cultura e Lazer.

Os vídeos deverão ser submetidos pelas Bibliotecas das respetivas Escolas, até 19 de Março de 2017.

Naturalmente que a qualidade dos projetos depende em grande parte do interesse e do profissionalismo dos docentes responsáveis. Por isso eles são elementos integrantes dos grupos concorrentes, participando igualmente do prémio. O perfil deste concurso adequa-se prioritariamente aos docentes de História e aos professores bibliotecários.

O sucesso desta iniciativa piloto, que desejamos no próximo ano letivo ver alargada ao 9º ano e a outras áreas curriculares, depende também do interesse e do envolvimento da Escola nos projetos, sendo por isso indispensável o apoio da Direção da Escola. Quer em termos da divulgação e do incentivo à participação no Concurso, quer integrando o projeto no âmbito das atividades escolares.

Documentação de Apoio:

Contactos: